nomes bíblicos

A Bíblia, além de ser a palavra de Deus, possui uma diversidade de nomes lindos. Separamos 12 nomes bíblicos para meninas para você se inspirar. Vamos lá?!

1. Abigail

Abigail 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas Significado do nome Abigail

Conheça a história desse nome
Abigail, que significa “alegria de meu pai”, era o nome de uma rainha, esposa do Rei Davi. A história Bíblia que vou descrever rapidamente aqui, você pode ler em 1 Samuel 25.

Abigail era esposa de Nabal, um homem rico, porém mau. Já ela, era linda e inteligente (a bíblia descreve isso!).

Certo dia, o Rei Davi precisou de comida e bebida para os seus servos e Nabal negou isso. Se hoje é extremamente rude negar alimento para alguém, imagina naquela época que a hospitalidade era super importante, ainda mais que Davi era o rei! Essa ofensa de Nabal para com rei, iria lhe custar a vida.

Davi ia em direção a ele com 400 homens, Nabal e toda a sua casa seriam aniquilados. Porém, Abigail, em toda a sua inteligência, intercedeu junto a Davi e lhe deu comida e bebida. Por causa dela, Davi teve misericórdia e não feriu Nabal e a sua casa. Mas se você pensa que Nabal ficou feliz por a sua esposa ter salvado a sua vida, se enganou! Ele ficou com raiva disso, por isso, por causa da maldade dele, Deus matou Nabal.

Sabendo da morte de Nabal, Davi pediu a mão de Abigail em casamento. Naquela época ser viúva era muito difícil e Abigail aceitou o pedido, agora ela seria uma rainha =)

Abigail era linda, esperta, inteligente e apaziguadora. Nome maravilhoso para a uma linda menina, não acha?

2. Ana

Ana 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Ana

Conheça a história desse nome
Esse lindo nome hebraico, significa graciosa ou cheia de graça. Há duas Anas mencionadas na Bíblia com destaque:

Ana, esposa de Elcana, mãe de Samuel: Essa personagem bíblica durante muito tempo tento engravidar sem sucesso. Apesar de ser muito amada pelo esposo e temente a Deus, ela sofria muito por não conseguir conceber.

Por outro lado, a sua rival, a outra esposa de seu marido Elcana, zombava e provocava Ana por causa disso. Certo dia, Ana fez uma promessa a Deus, dizendo que se Ele atendesse ao seu clamor, dando-lhe um filho, ela o consagraria a Deus.

Então, Deus ouviu a sua oração e ela concebeu. O seu filho se chamou “Samuel“, pois dizia “do Senhor o pedi”. Samuel foi um homem temente a Deus, um dos sacerdotes mais importantes do antigo testamento. Para saber mais, leia na Bíblia: 1 Samuel 1 e 2.

Ana, a profetisa: A Bíblia relata que essa Ana era uma profetisa, a qual era viúva e de avançava idade. É destacado no texto bíblico que ela não deixava o templo, pelo contrário, ela adorava noite e dia em jejuns e orações. Recomendo ler o texto Bíblico, está lá em Lucas 2:36-38.

Eu, particularmente, amo esse nome bíblico =)

3. Débora

Débora 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Débora

Conheça a história desse nome
Débora significa “abelha”, simbolizando uma mulher trabalhadora e esforçada. Mas não é para menos, a Bíblia relata que Débora era profetisa e juíza de Israel. Aqui juíza é no sentido de julgar, de ser a líder do povo escolhido por Deus.

Ela é a única líder mulher relatada na Bíblia. Durante a liderança de Débora, o texto relata que a terra ficou em paz. Ou seja, que nome bíblico forte, não é mesmo. Quer ler sobre a história de Débora? Abra a sua Bíblia e leia Juízes 4:3 e 5.

4. Ester

Ester 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Ester

Conheça a história desse nome
Ester é um nome de origem persa e significa estrela, mas peraí, “Persa?”, sim! Ester é o nome persa de Hadassa (vamos falar disso mais a frente). Ester (que antes se chamava Hadassa), foi uma jovem judia que viveu na Persa, mais especificamente em Susã, com o seu parente Mordecai.

Naquele época, o rei Assuero precisava de uma esposa, assim, ele mandou trazer todas as moças virgens e formosas para que dentre delas fosse escolhida a nova rainha. Então, adivinha quem foi a escolhida? Sim, Ester!

Então, você deve estar se perguntando, se essa não era uma história linda de amor? Sim, é uma história de amor, mas não de Assuero para com Ester (apesar dele amar ela), mas a história de amor de Deus para com o seu povo.

Pois foi através da bela rainha Ester, que Deus salvou o seu povo de serem mortos e exterminados por Hamã. Não vamos nos aprofundar muito na história (veja a história do nome Hadassa abaixo para saber mais), mas saiba que Ester é um nome bíblico lindo e forte, com uma história digna de um livro inteirinho na Bíblia.

Quer saber mais? Então, pegue a sua Bíblia e aprenda mais sobre o amor de Deus, leia o livro de Ester.

5. Eva

Eva 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Eva

Conheça a história desse nome
Primeira mulher da história, Eva significa a que vive, a que tem vida. Eva foi feita da costela de Adão para ser a sua companheira e, juntamente com ele, cuidar da terra e a povoar com lindos filhinhos. Mas, como você já sabe, ela comeu o fruto proibido, deu para o seu marido Adão e, assim, o pecado entrou no mundo.

Apesar disso, Eva simboliza o poder feminino, a primeira mulher da Terra, a mãe de todos, nome bíblico forte né?

Para saber mais, leia: Gênesis 1 a 4.

6. Hadassa

Hadassa 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas
Significado do nome Hadassa

Conheça a história desse nome
Hadassa significa protegida ou aquela que protege, já falamos acima um pouquinho dessa história no nome Ester.

Aqui vamos falar desse significado: aquela que protege. Hadassa, nome hebraico da rainha Ester, arriscou a sua própria vida para salvar os judeus da morte.

Ela poderia ficar linda e plena em seu palácio, sem se preocupar com o seu povo de origem, os judeus. Mas não! Ela foi esperta, sagaz, organizou o momento perfeito e se arriscou para salvar o povo de Deus. Assim, Hadassa realmente faz jus ao seu nome, “aquela que protege”.

Quer saber mais? Então, pegue a sua Bíblia e leia o livro de Ester.

7. Isabel

Isabel 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Isabel

Conheça a história desse nome
Isabel significa “casta ou pura”. Na Bíblia conta que ela e seu esposo Zacarias eram justos e viviam irrepreensivelmente, porém, não possuíam filhos, por ser ela estéril.

Deus a abençoou e ela teve um filho chamado João Batista, a Bíblia relata que não existiu profeta maior que ele!

Curiosidade: Isabel era parente de Maria, mão de Jesus, assim, provavelmente (a Bíblia não é clara quanto a isso, depende da tradução), João Batista era primo de Jesus.

Esse nome bíblico trás uma ideia de pureza, de retidão, de uma mulher temente a Deus que era literalmente da família de Jesus!

Leia Lucas 1 para aprender mais dessa linda história.

8. Joana

Joana 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Joana

Conheça a história desse nome
Joana significa “Deus é cheio de graça”. Joana foi uma das seguidoras de Jesus, junto com os 12 apóstolos e outros, essa mulher servia a Jesus Cristo.

Ela se arriscava e abdicava de sua própria segurança, seguindo Jesus de cidade em cidade e o ajudando com os seus próprios bens! Não é atoa, que quando Jesus ressuscitou, Joana foi uma das primeiras mulheres a o ver e estar com Ele.

Que mulher forte e temente a Deus, que nome bíblico lindo! Quer conhecer mais a história de Joana? Leia Lucas 8: 1-3 e 24: 9-12.

9. Lia

Lia 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Lia

Conheça a história desse nome
Lia significa “aquela que tem olhos doces”. Já vou avisando que há uma divergência sobre o significado do nome Lia, há alguns que afirmam que significa olhos doces, outros que significa olhos caídos ou vaca selvagem.

Apesar das controvérsias quanto ao significado, uma coisa não há dúvidas: Lia era uma mulher temente e muito amada por Deus.

A história de vida de Lia é triste do ponto de vista do amor “carnal”, entre homem e mulher. O seu esposo Jacó amava a sua irmã Raquel e desejava se casar com ela. Porém, foi enganado e se casou com Lia, a irmã mais velha e não tão atraente quanto Raquel.

Após isso, Jacó conseguiu se casar com Raquel e permaneceu casado com as duas: Lia e Raquel. Lia amava seu marido, porém esse preferia a sua irmã. Vendo Deus que ela era desprezada, Ele o abençoou e a deu filhos.

Quando concebeu o seu primeiro filho Ruben, ela pensou “agora meu marido me amará”,  pensou da mesma forma ao conceber seus três primeiros filhos. Porém como todo mundo sabe, não é porque você teve um filho do cara que ele te amará, amor é construção, é uma decisão, pode até unir o casal, mas também pode separar (fica a dica).

Agora que vem o ponto principal, quando ela deu a luz a se quarto filho, Judá, ao invés de pensar que o seu marido a amaria, ela disse: “Esta vez louvarei ao Senhor”. Ou seja, Lia aprendeu que por mais que ela não tivesse o amor de seu marido, ela tinha o amor de Deus, Deus a havia abençoado e isso era imensamente mais importante!

Sabe de quem veio Judá? O quarto filho de Lia? De Judá veio Davi e depois, Jesus.

Então, da perspectiva do amor entre homem e mulher, realmente Lia não teve muito sucesso. Mas, do ponto de vista do amor de Deus, Lia foi eternizada como umas da mulheres de quem veio o Salvador Jesus. Então, prefiro o significado olhos doces, pois foi com doçura e fé que essa mulher olhou para Deus.

Quer conhecer mais sobre esse nome Bíblico? Leia Gênesis 29.

10. Lídia

Lídia 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Lídia

Conheça a história desse nome
Lídia significa habitante de Lídia. Lídia, durante a antiguidade era uma região na porção ocidental, da antiga Ásia Menor. Porém o nome Lídia não aparece na Bíblia por conta da região, mas sim pela linda história de Lídia, uma comerciante temente a Deus. Veja o relato Bíblico:

“No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali.
Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.
Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: “Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa (Atos 16:13-15)”

Pelo que é retratado, Lídia era uma mulher forte e temente a Deus, ela também era hospitaleira.

Hospitaleira, temente a Deus, mulher de negócios, isso são algumas das características desse nome ligado a história Bíblica.

11. Rebeca

Rebeca 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Rebeca

Conheça a história desse nome
Rebeca significa união, aquela que une. Segundo a história Bíblica, Rebeca foi esposa de Isaque, um dos patriarcas do povo de Deus, filho de Abraão. Rebeca era temente a Deus, e o seu esposo Isaque a amou muito.

Na Bíblia é dito por várias vezes o quanto Rebeca era linda e amada. Esse é um dos nomes bíblicos para meninas mais conhecidos.

12. Sara

Sara 300x300 - 12 nomes bíblicos para meninas

Significado do nome Sara

Conheça a história desse nome
Sara significa princesa, senhora ou dama. A Sara descrita na Bíblia se chamava inicialmente Sarai, porém, posteriormente Deus mudou o seu nome para Sara e de seu esposo de Abrão para Abraão.

A história nos conta que a Sara da Bíblia era estéril, logo, não podia ter filhos, porém Deus prometeu para o seu esposo e para ela que seriam pais de muitas nações. Apesar de ser estéril e idosa, Deus abençoou Sara e ela deu à luz a Isaque.

Sara é descrita como uma mulher muito bela a quem Deus abençoou muito. Ela foi mãe de muitos, já que através de seu filho Isaque, veio a nação de Israel.

Qual desses nomes bíblicos mais gostou? Deixe um comentário!