papinha para bebê

As papinhas para bebês podem ajudar em diversas situações. Desde a introdução alimentar, tudo é dado e testado pelos pais para que o bebê tenha a melhor e mais completa alimentação, auxiliando em todo o sistema do organismo do bebê.

Entretanto, a frequência que o bebê faz cocô varia de acordo com sua idade e com as mudanças na alimentação, principalmente no período de introdução alimentar.

É muito comum surgir prisão de ventre especialmente entre o primeiro e o segundo mês assim como após a criança começar a comer alimentos sólidos. Isto varia muito de criança para criança, certo? 

Alimentos para soltar o intestino do bebê

Alguns alimentos com efeito laxante podem ser utilizados nas papinhas para bebês a partir dos 6 meses para ajudar a soltar o intestino preso.

Fizemos uma lista dos melhores, confira abaixo:

  • Frutas: mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, tangerina, pêssego;
  • Vegetais folhosos cozidos: couve, brócolis, espinafre;
  • Legumes: cenoura, batata doce, beterraba, abóbora;
  • Cereais integrais: aveia, farelo de trigo.

Não é recomendado dar remédios laxantes ou chás laxantes ao bebê. Sempre preze pela melhora através de uma boa alimentação, é regra!

Nesse momento, você precisará de algumas receitas para começar a preparar as papinhas.

texto 4 imagem 2 - 5 papinhas para bebês soltarem o intestino

Evite alimentos que prendem o intestino do bebê

Além de oferecer os alimentos que ajudam a soltar o intestino do, também é importante evitar alimentos na papinhas para bebês que causam prisão de ventre.

Na sua grande maioria as frutas banana prata, goiaba, pera e maçã (sem casca), além de arroz, macarrão e batata, ajudam a prender o intestino do bebê.

Atenção, antes de sair tirando tudo quanto é alimento do cardápio do seu filho, a recomendação é primeiro testar.

Sim, testar.

Por exemplo, ele come muita banana, então tire primeiro a banana e substitua por laranja com bagaço e veja o que acontece.

Água para facilitar a saída das fezes

Além da alimentação através da papinha para bebês, é fundamental dar água ao seu filho ao longo do dia, principalmente quando ele inicia os alimentos sólidos, como purês e mingaus. A água é fundamental para amolecer as fezes.

Pode também ser necessário fazer os purês, sopas e mingaus um pouco mais líquidos, colocando mais água para que as fezes do bebê fiquem mais hidratadas.

Receitas de Papinhas para o Bebê soltar o intestino

A seguir, fizemos uma lista de receitas de papinha para bebês indicadas por nutricionistas para ajudar o intestino do seu filhote a funcionar muito bem, sem dores e nem constipação.

  1. Papinhas para bebês de abóbora com brócolis

Ingredientes:

– 300 g de abóbora

– 3 flores de brócolis

– 1 colher de azeite extra virgem

Para fazer: Cozinhe a abóbora e a amasse no prato do bebê com um garfo, adicione o brócolis cozido no vapor. No final, coloque 1 colher de chá de azeite extra virgem ou sobre toda comida do almoço do bebê.

  1. Papinhas para bebês de mamão com laranja

Ingredientes:

– 250 gramas de mamão

– 100 ml de laranja

Para fazer: Lave o mamão, retire a casca e as sementes. Esprema a laranja. Coloque o mamão e a laranja no fogo e deixe cozinhar. Depois de cozido, amasse com um garfo. Sirva gelado.

  1. Papa de quinoa com legumes e caldo de frango

Ingredientes:

– 25 g de quinoa crua

– 20 g de cenoura crua

– 15 g de brócolis cru

– 35 g de batata-doce

– 300 g de caldo de frango fresco

– 1 colher de chá de azeite

Para fazer: Cozinhe a quinoa em água e reserve. Em outra panela, coloque o caldo de frango e cozinhe os legumes picados nesse caldo. Quando os legumes estiverem cozidos, acrescente a quinoa cozida e deixe por mais uns 5 minutos. Coloque um fio de azeite de oliva quando servir.

  1. Papinhas para bebês de maçã e ameixa

Ingredientes:

– 100 gramas de maçã picada sem casca

– 30 g de ameixa seca

Para fazer: Deixe a ameixa de molho em água por duas horas e pique. Em uma panela, cozinhe a maçã e a ameixa com um pouco de água. Quando estiver cozida, amasse com o garfo e sirva.

  1. Sopinha de legumes com carne

Ingredientes:

– 1 colher de abóbora moranga picada

– 1 colher rasa de cará/inhame picado

– 1 colher de beterraba ralada

– 1 colher de berinjela

– 1 raminho de brócolis

– 1 folha de couve rasgada

– 1 colher de ervilha seca

– 1 colher de carne moída

– Azeite, alho e cebola à vontade

Para fazer: Doure o alho e a cebola no azeite. Adicione a carne e aguarde ela começar a dourar. Adicione todos os vegetais e dois copos de água e tampe a panela. Cozinhe até todos os ingredientes ficarem macios e perfeitos para que o bebê possa comer.

Por estar em período de transformação e adaptação, o intestino do bebê é mais frágil e requer muito mais atenção que o de um adulto. Por isso é tão importante a atenção dos pais durante a introdução alimentar.

Sendo assim, foque sempre em uma alimentação rica em nutrientes, com bastante água e sirva sempre alimentos frescos.

Tente fazer feira toda semana para garantir que as frutas e verduras estejam novas e com aspecto bom.

Ficou com dúvidas? Deixe aqui nos comentários, nós ajudaremos você!