Vitamina D bebê - Bebê precisa tomar vitamina D?

Muitas mães possuem dúvidas se o seu bebê precisa tomar vitamina D e qual a quantidade necessária.

A resposta é sim, bebês precisam de suplementação de vitamina D. Conforme nova recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, independentemente do aleitamento materno ser ou não exclusivo e da região do país, bebês PRECISAM de suplementação de vitamina D.

Isso porquê não há um consenso a respeito da quantidade de exposição solar segura para se atingir a vitamina D necessária. Ainda mais tratando-se de bebês, quando o uso de protetor solar só é recomendado após os seis meses. Então, a recomendação mais recente é a suplementação por precaução.

A deficiência em vitamina D pode causar fragilidade óssea e uma consequente suscetibilidade a fraturas. Além disso, baixos níveis da vitamina estão associados a problemas alérgicos, autoimunes, dentre outros problemas.

Qual a quantidade necessária o bebê precisa tomar de vitamina D?

A quantidade recomenda pela Sociedade Brasileira de Pediatria para a suplementação, a partir da primeira semana de vida, até os 12 meses, é de 400 UI (Unidades Internacionais) de vitamina D por dia. Já dos 12 meses do bebê até 24 meses, a suplementação seria de 600 UI/ ao dia.

Importante ressaltar que é o post possui caráter informativo e não substitui a consulta médica. Nunca se automedique, busque sempre a orientação de um profissional.

Alimentos ricos em vitamina D

Além disso, é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina D, como os peixes marinhos (salmão, atum), carnes e ovos. A partir dos 6 meses, esses alimentos já podem ser consumidos pelo bebê. Para saber mais sobre o começo da Introdução Alimentar, clique aqui.

Importante lembrar que a vitamina D favorece a absorção do cálcio, além de ajudar a evitar doenças como diabetes, hipertensão e outras.  A suplementação correta, aliada a uma alimentação saudável, irá garantir muitos benefícios ao seu bebê.

Dra. Luciana Maia

Escrito por

Dra. Luciana Maia

Dra. Luciana Maia, pediatra especialista pela SBP, mãe de dois meninos. Contato: @dralucianamaia (instagram) *Dra. Luciana é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Mamãe Hero.