texto 2 imagem 3 - Como fazer papinha para bebê?

 A hora de fazer papinha para bebê chegou e você está se sentindo perdida. E agora, o que fazer? Por onde começar? O que devo comprar?

Pensando nisto que este artigo foi feito especialmente para você que está em um momento de dúvidas e pensando por onde iniciar sua jornada de papinha para seu bebê.

Vamos lá? Ah, quase me esqueci, leia até o final, tenho um convite para te fazer!

menino em casa 1157 18392 - Como fazer papinha para bebê?

Como fazer papinha de bebê em casa?

Agora que seu baby está pronto para comer sólidos, você pode pensar em fazer a própria papinha em vez de comprar no supermercado.

Muito mais saudável, seguro e prazeroso, apesar de tomar um pouco do seu tempo.

A comida caseira para o bebê é muito mais deliciosa e nutritiva do que as compradas em lojas. A papinha de bebê feita em casa acaba fornecendo todos os nutrientes essenciais e necessários para uma boa saúde e para o crescimento.

Além disso, se você gosta de cozinhar, essa é uma ótima maneira de expandir suas habilidades culinárias e ainda alimentar o seu bebê da melhor maneira possível.

Veja os benefícios de você mesmo fazer a comida do seu filhote:

1) Mais econômico

Vai fazer uma salada de cenoura para você? Aproveita e coloca na papinha do seu bebê. Assim, você une o útil ao agradável, economiza e evita desperdícios.

2) Mais textura

Fazendo em casa, você pode oferecer, por exemplo, uma bananinha bem amassada e aos poucos, conforme o seu bebê vai crescendo, ir aumentando a consistência e estimulando a mastigação.

3) Mais frescos e mais saborosos

Agora, imagine o tempo que durou para produzir a papinha, chegar no mercado e daí você comprar? Fazendo em casa, você garantirá que os alimentos estarão frescos. Além disso, produzido em casa tem muito mais sabor, não é mesmo?

Dica extra: acrescente cebola, alho, cebolinhas e outros temperos à papinha, seu bebê vai amar. Para saber mais sobre isso leia o artigo “Como começar a introdução alimentar“.

4) Mais higiene

Por mais que as industrias tenham padrões de higiene na produção, fazendo em casa você tem certeza de que os alimentos foram corretamente limpos e que estavam em perfeitas condições (não estavam passados, por exemplo).

Fazer sua própria papinha para bebê é fácil e rápido, uma vez que você pegar o jeito.

Você pode fazer e congelar para ter mais praticidade.

mockupshots freeimage mock 00037 300x188 - Como fazer papinha para bebê?

BÔNUS:

Nesse momento, você precisará de algumas receitas para começar a preparar as papinhas.

Pensando nisso, conseguimos para você totalmente grátis o e-book escrito pela nutricionista Jenifer Knabben com 9 receitas de papinha para o seu bebê:  clique aqui para baixar AGORA. 

O que você vai precisar para fazer a comida do bebê?

O material necessário não é muito diferente do que você já tem em casa.

Uma panela de pressão é uma mão na roda para fazer caldos e sopas mais rápido de papinha para bebê.

Principalmente porque ela deixa os alimentos muito mais “molinhos” em relação as panelas tradicionais.

Além disso, comprar potinhos pequenos, que possam ir ao congelador, são excelentes opções se você não tem tempo para cozinhar todos os dias e quer congelar para utilizar a semana toda.

Entretanto, adquira potinhos que sejam livres de BPA (sigla para Bisfenol-A), uma substância que já foi usada na fabricação de plásticos, mas que é prejudicial à saúde. Fique atento onde e o que você vai comprar, certo?

Fique tranquila, mesmo sem esses utensílios citados você pode começar a introdução alimentar e preparar ótimas papinhas.

rapaz saudavel asiatico mostrando expressao feliz com um copo de leite e variedade vegetal fresco 1150 6236 - Como fazer papinha para bebê?

Como comprar os ingredientes?

Quanto mais frescos estiverem os legumes, as frutas e as verduras, melhor.

Em determinadas regiões do país há a opção de comprar orgânicos, o que é preferível, pois há menos substâncias tóxicas.

Verduras e legumes congelados também podem ser usados. Ou seja, você pode cortar diversos pedacinhos de abóbora e cenoura e retirá-los do congelador para cozinhar só quando necessário.

Em relação as frutas, uma recomendação é evitar o morango (que não seja orgânico) por ser uma das frutas que mais contém agrotóxicos. Se fizer questão de comprar, lave bem a fruta!

Na área de salgados, você terá um bom começo utilizando batata, mandioquinha (batata baroa), abóbora, cenoura assim como beterraba.

Ah, é bom esclarecer que quando falamos “salgado” não quer dizer que você usará sal. Pelo contrário, o sal não é recomendado antes do bebê completar um ano de vida.

Para saber mais sobre isso leia o artigo “Como começar a introdução alimentar“.

Continuando, para a papinha de bebê salgada (não doce), nas primeiras semanas o ideal é combinar apenas um tipo de folha com algum legume.

Por exemplo: cenoura com alface, mandioquinha com espinafre, chuchu com couve e abóbora com repolho. Enfim, use sua criatividade.

Lembrando que, depois que a papinha estiver pronta, você pode acrescentar por cima uma colher de azeite de oliva ou outro óleo saudável, como o de coco. Esses óleos são gorduras boas para o bebê.

Os óleos industrializados passam por um processo tão grande que acabam perdendo todas as propriedades positivas que poderiam existir.

Ainda, são cheios de gorduras trans, que faz com que eles fiquem conservados por mais tempo.

Não utilize nunca óleo de cozinha e muito menos frituras na papinha para seu bebê.

 

mulher usando tabuleta enquanto cozinhar legumes 23 2148114184 - Como fazer papinha para bebê?
Otimizando o tempo

Você não precisa ir para a cozinha só para fazer a comidinha do bebê, mas sim, aproveitar todos os preparos para fazer a alimentação da família.

Alguns exemplos: se vai ter tomatinho refogado para o bebê, vocês podem comer um delicioso molho de tomate com massa.

Assim, o caldo do frango usado para a comidinha também pode servir de base para fazer o arroz.

A carne de panela picadinha entra na papinha, e, em cubos maiores, em um refogado com legumes.

Enfim, todas essas ideias vêm com a prática, e, com certeza, você vai encontrar o seu método. Neste momento toda a família passa a comer bem e muito mais saudável.

Como conservar papinha de bebê?

Sem dúvidas, cuidar de criança pequena exige bastante do tempo da mamãe. Por isso, selecionamos a seguir algumas dicas para facilitar o dia a dia e ter praticidade no preparo da papinha de bebê.

Primeiramente, disponha de alguns potinhos adequados para o congelamento da papinha para bebê, como dissemos no início do texto.

Lembre-se: há como fazer a papinha do bebê com maior praticidade se você cozinhar uma boa quantidade e congelar.

No dia a dia, basta apenas descongelar e acrescentar legumes ou variados à papinha de bebê.

As papinhas para bebê de polpa de fruta também podem ser congeladas em forminhas de gelo.

As papinhas de bebê duram dois dias na geladeira e até 30 dias no congelador.

Ainda, evite congelar papinhas de bebê que contenham folhas de verduras e vegetais crus, como também ovo e iogurte, certo?

Experimente essas dicas de como fazer papinhas para bebê! Não se preocupe com a sujeira.

Lembre-se,  seu filho vai se tornar uma criança saudável e feliz, aprendendo a comer bem desde a infância.

Conteúdo extraordinário já disponível para você!

Lav%C3%ADnia C%C3%ADrculo - Como fazer papinha para bebê?

Aprenda de uma vez por todas o método do bebê bem nutrido!

Clique aqui

Ficou com dúvidas? Deixe aqui nos comentários, nós ajudaremos você!