BLW

Basicamente, BLW é a sigla de Baby-led weaning é a denominação em inglês de um método de dar comida a bebês sem o uso de papinhas, purês ou utensílios especiais.

Assim, esse tipo de introdução alimentar preza que a própria criança leve o alimento à boca, com as mãos.

Em uma explicação mais simples, a BLW se trata de um jeito de introduzir sólidos na alimentação infantil de maneira mais natural e fácil.

Quando posso iniciar o BLW?

Primeiramente, tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo até os seis meses, por ser o melhor e mais completo alimento para o bebê até essa fase.

A partir daí, você pode começar a oferecer uma variedade de alimentos apropriados para a idade do seu filho, mantendo também o leite.

Atenção, independentemente de a criança se alimentar de leite materno ou fórmula infantil, não se deve começar a introdução alimentar antes dessa idade, para mais informações leia:
“Quando começar a introdução alimentar?”
Como começar a introdução alimentar

Continuando, o melhor momento para apresentar comidas é quando você e o resto da família estão comendo, não só pela experiência alimentar como pela rotina de participar de refeições com todo mundo.

Você verá muitas destas dicas no segundo texto que citamos acima.

texto 3 imagem 1 - Saiba definitivamente o que é BLW!      

Com quais alimentos iniciar a BLW?

Entre os primeiros alimentos que você pode tentar estão aqueles com algum formato mais fácil para segurar.

Abaixo, fizemos uma pequena lista de dicas de alimento para começar a introdução alimentar com BLW, veja:

  • Brócolis ou cenoura cozidos;
  • Batata ou mandioquinha cozidas;
  • Banana, pêra, mamão ou outras frutas cortadas;
  • Pedaços de carne ou frango;
  • Ovo cozido;
  • Fatias de pão;
  • Macarrão tipo penne ou semelhante.

A ideia de dar alimentos fáceis de segurar é porque, nesta idade, o bebê ainda não desenvolveu o movimento de pinça, aquela famosa habilidade de pegar objetos entre os dedos indicador e polegar.

Por enquanto, como ele só consegue segurar com a mão inteira, estes alimentos são perfeitos para treinar também a coordenação motora dos pequenos.

Apesar disso, no início vai parecer que o bebê somente quer brincar com a comida. Ou pode ser que ele pegue o alimento na mão e tente chupá-lo. Deixe-o à vontade para experimentar e brincar.

É desta maneira que ele começará a tomar gosto pelos alimentos e irá formar seu paladar.

Uma dica bacana é cortar os legumes em palitos. Esta é a melhor forma de ajudar o bebê a segurar cada pedaço para colocar na boca, veja o exemplo abaixo.

WhatsApp Image 2019 08 15 at 18.41.55 300x295 - Saiba definitivamente o que é BLW!      
   Foto retirada do instagram @mundoblw

Alimentos que o bebê não deve comer

Com base no método BLW todo alimento que não possa ser segurado com a mão não deve ser dado ao bebê, ou seja, sopa, purê e papinhas.

Para preparar os alimentos para o bebê cozinhe apenas com água, lembrando que não é utilizado o sal antes de ser completo um ano da idade, certo?

Conforme o bebê vai se habituando com a alimentação, por volta dos 9 meses, pode-se ir introduzindo temperos, ervas e condimentos para variar o sabor.

E a partir dos 12 meses a introdução lenta do sal.

Se o bebê não gostou de um determinado alimento, inicialmente, não se deve ficar insistindo para ele comer, porque isso pode fazer com que ele perca o interesse pela comida.

mockupshots freeimage mock 00037 300x188 - Saiba definitivamente o que é BLW!      

Bônus: baixe agora o e-book totalmente grátis feito pela nutricionista Jenifer Knabben com 9 receitas de papinha para o seu bebê:  clique aqui.

texto 3 imagem 2 - Saiba definitivamente o que é BLW!      

Mas e se o bebê engasgar?

Essa dúvida é muito comum.

E sim, o bebê tem mais chance de engasgar nesse método BLW do que na introdução alimentar tradicional (papinhas).

Porém, não quer dizer que isso vá acontecer com o seu bebê.

Assim, é importante destacar que ele tem o reflexo de GAG, sendo que nos bebês esse reflexo fica no meio da língua, enquanto nos adultos, na garganta.

Além do mais, muitas mamães relatam que os seus filhos nunca engasgaram no método BLW, enquanto outras, mesmo oferecendo papinhas super amassadas (não é o ideal) os seus bebês engasgaram.

Ou seja, isso vai de bebê para bebê.

Importantíssimo, caso o seu bebê engasgue é essencial que você saiba fazer a Manobra de Heimlich, assista com atenção o vídeo abaixo.

Quanto de alimento é suficiente?

A quantidade ideal é de apenas 3 ou 4 alimentos diferentes no almoço e no jantar.

Isso não quer dizer que o bebê vai comer tudo, para a experiência de pegar e colocar na boca para sentir o cheiro e o sabor também contam.

Sendo assim, é normal haver sujeira pela mesa porque o bebê ainda está aprendendo e não deve ser punido por não comer tudo ou espalhar a comida em sua cadeira ou pela mesa.

Tenha calma e paciência, tudo dará certo. Nunca desista no início.

O bebê deve ter a oportunidade de experimentar os alimentos com as mãos, explorando as diferentes texturas como parte natural do seu desenvolvimento sensório motor.

Apesar disso, nas primeiras vezes é recomendado que você cozinhe muito bem os alimentos ou que esmague um pouco deles para facilitar.

Portanto, o bebê de seis meses está livre para comer com os adultos, usar as mãozinhas e se sujar bastante.

Que delícia, não é mesmo?

Esta é uma das fases mais especiais da vida de uma criança.

Cenoura, brócolis, couve flor, são ótimos alimentos para começar. Invista na sua família!

Conteúdo extraordinário já disponível para você!

Lav%C3%ADnia C%C3%ADrculo - Saiba definitivamente o que é BLW!      

Aprenda de uma vez por todas o método do bebê bem nutrido!

Clique aqui

Ficou com dúvidas? Deixe aqui nos comentários, nós ajudaremos você!